Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Santanna "O Cantador": talento do mais autêntico forró nordestino
11/06/2020 09:49 em Notícias

Santanna – O Cantador - é um artista nordestino nascido no Juazeiro do Ceará, no dia 29 de fevereiro de 1960, ano bissexto recebido pelas mãos firmes e carinhosas da parteira Maria Baião. Dizem que foi aí que se ouviu o seu primeiro aboio.         

Artista completo, ele pinta, desenha, esculpe, toca violão, canta e é poeta de primeira. Descendente de família de artistas com influencia do aboio do vaqueiro nordestino, do canto das lavadeiras e das resadeiras e, ainda, envolvido pelo canto dos violeiros e emboladores, além da maior de todas as influencias: Luiz Gonzaga.          

Santanna conheceu o Rei do Baião em 1984 e se tornaram amigos. Participou de vários shows, abrindo e fechando as apresentações de Gonzagão por várias regiões deste Brasil. Essa intimidade lhe deu mais empenho e coragem de sair por aí enaltecendo as qualidades do mais autentico forró.         

Santanna lançou seu primeiro disco em 1992, mas foi a partir de 1995, quando saiu do banco onde trabalhava e decidiu viver exclusivamente da música.  Começou a fazer sucesso a partir de 2002, quando registrou a venda de mais de 100 mil cópias do CD "Xote Pé de Serra".  Duas musicas marcaram definitivamente a sua carreira: “Ana Maria” e “Tamborete de Forró”.        

Com toda a sua simplicidade, Santanna canta o verdadeiro forró com muita autenticidade e talento. Defende as raízes fincadas pelo Rei do Baião e enche de orgulho os que fazem a cultura popular nordestina. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!